sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sociabilização

Uma das dúvidas mais frequentes é sobre o temperamento e a sociabilidade dos bulls. Acho que é porque eles tem uma cara um pouco amedrontadora - com aquela bocona rosa e dentes enormes - e a enorme força.


Mas como já falamos antes sobre a Nina, apesar da raça ter sido desenvolvida para rinha de cães, atualmente resta muito pouco (ou nada) dessa agressividade. É claro que existem histórias, de um caso ou outro, mas isso acontece em todas as raças... (eu mesma conheci um Sheepdog que era completamente louco e mordeu a família inteira. Aparentemente, é uma raça totalmente dócil.)


Todos os bulls que encontramos no parque ou passeando por aí são super tranquilos. Com pessoas, são uns amores, adoram crianças e tudo mais. Alguns não tem a mesma reação com outros cachorros, alguns se tornam muito possessivos e territoriais (como bons terriers...) e o convívio com outros cães pode ser mais complicado.


Mas isso também não é regra. A Nina é muito, muito sociável, com qualquer cachorro. E não é a única. Esta semana mesmo recebemos uma pergunta via Orkut sobre a "vida em matilha" da Nina que tanto falamos e sobre como ela convive tão bem com outros cães. Muito dessa sociabilidade eu acredito que é muito bem trabalhada no canil onde pegamos ela. Desde pequenos eles são acostumados a conviver com um monte de "semelhantes" - inclusive de outras raças. Isso deve ajudar muito.



E a Nina não é a única. Tem muito bull por aí louco pra fazer amizades! A seguir estão algumas fotos do Apollo, um bull terrier branco de 9 meses (lindo!) que vive no Rio de Janeiro com uma Yorkshire (a xará Nina).


Um pouco de ciúme é normal, mas os dois convivem bem.








(Obrigada aos donos do Apollo pelas fotos! Em breve colocaremos outras nos próximos posts!)

Considerações do Rogério:

As histórias de bulls bravos que já ouvi (e só conheço de histórias, mesmo) têm sempre uma característica de criação com reclusão e violência. Claro que há cachorros que são mais bravos ou anti-sociais por natureza, e pode ser que para algumas raças o normal seja ser violento, mas não acredito que seja o caso dos Bull Terrier.
O que todo dono deve ter em mente é que como uma criança, criar um cachorro pressupôe algumas responsabilidades sérias como cuidar da saúde física e mental do bicho, e isso inclui além de limpar o espaço e dar alimento, leva-lo para passear e se exercitar (os músculos e ossos dos bulls precisam de mto exercício), dar atenção e carinho e cuidar para que desde pequeno tenha contato com outros animais e pessoas.

Não suprir isso faz mal pro cão e pode deixá-lo doente e estressado, o que pode mesmo culminar em algum acidente ou comportamento indesejado, mas que não tem nada a ver com o temperamento ou com a raça, mas como fato de ser um cão grande, pesado e forte que não foi criado adequadamente...

2 comentários:

Unknown disse...

Bem, consta na história, que o Bull não foi criado pra rinha não!! Foi criado pra motivo de caça, ou se não foi esse, foi para lutar com touros... e ai sim, depois começaram a usar este cão para rinhas!! Mas não que as cruzas foram feitas com o objetivo de rinha! O Bull é um cão com personalidade propria, teimoso, apegado ao dono, e até ouso dizer, que sejam teimosos!! Mas a socialização feita desde filhote é muito importante, mas é importante nunca deixar o cão ser atacado ou tomar mta bronca de outros cães, pois isso pode afetar no futuro! O cão apanha apanha apanha e uma hora começa a se proteger...!!

tá lindo o blog!!
abs!

Unknown disse...

opa, erros!!

1: ouso dizer, que são ciumentos!

 
BlogBlogs.Com.Br