quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Bull Terrier não é Pit Bull

Um erro muito comum entre os desavisados pedestres nas ruas ou frequentadores de parques é, ao ver um pequeno e inocente bull, saírem correndo para o outro lado da rua com medo do "pit bull".
.
Pois é.
Como é uma raça menos conhecida que tem um porte físico bastante forte e uma cara ameaçadora à primeira vista, os bulls geralmente são confundidos com pit bulls.
.
Mas não são a mesma coisa. E pa
ra quem ficou na dúvida, eis a prova:
.


.
(sem as orelhas e rabo cortados os Pit Bulls perdem a aparência ameaçadora.)
.
De acordo com o livro de Bull Terriers que lemos (coloco o nome depois) e sites brasileiros e americanos, as duas raças têm uma mesma origem, que explica a semelhança física e as características ameaçadoras: As rinhas de cães inglesas.
.
No século XIX era comum o bull baiting, no qual eram colocados cães da raça bulldog para lutar contra touros.
.
Quando estas lutas foram proibidas, iniciou-se a prática das rinhas, nas quais os cães lutavam uns contra os outros.
.
Foi neste período que, visando melhorar a agilidade e dar mais emoção aos combates, os criadores começaram a cruzar os buldogues com cães da raça Terrier, dando origem a diversas variações chamadas de Bull and Terriers.
.
Estas variações acabaram se diferenciando em raças posteriormente, dando origem às raças atualmente conhecidas como Staffordshire Bull Terrier, Irish Staffordshire Bull Terrier, o American Pit Bull Terrier e o nosso já conhecido Bull Terrier.
.
Ainda no século XIX, um inglês (quando consultar o livro coloco o nome dele aqui) se dedicou a desenvolver a raça, cruzou os melhores exemplares que possuia visando a perfeição física e a coloração branca e criou os padrões do Bull Terrier como é hoje.
.
Na seleção feita para se atingir a perfeição da pelagem branca, os bull terrier acabaram por adquirir uma forte tendência para a surdez, característica que é menos presente nos cães de pelagem colorida.
.
Mesmo assim, os cães de pelagem branca sempre foram tidos como mais puros e preferidos pelos criadores e donos, mas no século XX iniciou-se a criação de cachorros com intenção de obter pelagem colorida. Hoje há bulls de diversas cores como castanho, preto e tigrado, embora em competições os bulls brancos sejam julgados separadamente. Os cães brancos com uma mancha que encobre um olho são chamados de "piratas", e geralmente são considerados os mais valiosos de uma ninhada.
.
Pelo que temos percebido, pelo menos no Brasil, os bull terrier tiveram o "gene" da rinha bastante reprimido, sendo que todos os canis que visitamos disseram que um diferencial era o temperamento dos cães, que eram tranquilos e de fácil socialização com pessoas e animais.
.
É claro que muito do temperamento de um cão depende da criação que recebe e do relacionamento que têm com os membros da casa e do local onde vive (e isso vale tanto para poodle como para pit bull), mas a genética tem bastante influência no temperamento, e uma descendência de bom temperamento é importante na hora de escolher um cão, como pudemos constatar com a Nina.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br