quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tipos de sarna e a evolução da hemopuntura

Nina tem sarna demodécica (causada por um tipo de ácaro) e muito comum em bulls.


A sarna é um carrapato minúsculo que ocasiona a infecção da pele. Existem dois tipos mais comund de sarna: a escabiose, também chamada de sarna vermelha, que ataca cães e gatos e é transmissível ao homem. Esse tipo de sarna pode ser controlada e curada.


O outro tipo é a demodécica, que é a sarna negra. Transmitida somente da cadela para os filhotes, assim que eles nascem, a sarna negra pode ser tratada, mas não curada. A sarna negra ocasiona muita coceira, deixando a pele preta. Raças de pêlo baixo ,como doberman, rottweiler, pincher, fox e pointer, e bull terrier estão entre as que têm mais tendência em desenvolver a sarna negra.


A veterinária da Nina disse que também existe um tipo de sarna que ataca o ouvido. O Júnior, leitor do blog, perguntou sobre a sarna doméstica, mas essa eu não conheço (pelo menos não por esse nome.)


O tratamento da sarna varia conforme o estágio em que ela está. Pode ser desde um simples banho com shampoo específico até casos muito sérios que acabam levando o cão à morte, porque não foi tratado a tempo.


Como já contamos antes, a Nina está fazendo um tratamento alternativo, com hemopuntura. Esta semana ela teve alta, porque está muito bem. Vai continuar tomando os fitoterápicos chineses, mas não vai precisar de mais aplicações de sangue pelo menos por um tempo...

Antes disso tentamos outras coisas, mas nada foi tão eficiente e esse tratamento é muito menos agressivo para o organismo dos cães.


As patinhas da frente ainda não estão 100% recuperadas, o pelo ainda não cresceu todo, mas isso vai demorar um pouco mesmo. Mas está tudo sobre controle! E como Nina é castrada, não tem o risco de passar para os filhotes...

Vejam que as patinhas da frente ainda tem falhas de pelo nos dedos...

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br