quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Tipos de sarna e a evolução da hemopuntura

Nina tem sarna demodécica (causada por um tipo de ácaro) e muito comum em bulls.


A sarna é um carrapato minúsculo que ocasiona a infecção da pele. Existem dois tipos mais comund de sarna: a escabiose, também chamada de sarna vermelha, que ataca cães e gatos e é transmissível ao homem. Esse tipo de sarna pode ser controlada e curada.


O outro tipo é a demodécica, que é a sarna negra. Transmitida somente da cadela para os filhotes, assim que eles nascem, a sarna negra pode ser tratada, mas não curada. A sarna negra ocasiona muita coceira, deixando a pele preta. Raças de pêlo baixo ,como doberman, rottweiler, pincher, fox e pointer, e bull terrier estão entre as que têm mais tendência em desenvolver a sarna negra.


A veterinária da Nina disse que também existe um tipo de sarna que ataca o ouvido. O Júnior, leitor do blog, perguntou sobre a sarna doméstica, mas essa eu não conheço (pelo menos não por esse nome.)


O tratamento da sarna varia conforme o estágio em que ela está. Pode ser desde um simples banho com shampoo específico até casos muito sérios que acabam levando o cão à morte, porque não foi tratado a tempo.


Como já contamos antes, a Nina está fazendo um tratamento alternativo, com hemopuntura. Esta semana ela teve alta, porque está muito bem. Vai continuar tomando os fitoterápicos chineses, mas não vai precisar de mais aplicações de sangue pelo menos por um tempo...

Antes disso tentamos outras coisas, mas nada foi tão eficiente e esse tratamento é muito menos agressivo para o organismo dos cães.


As patinhas da frente ainda não estão 100% recuperadas, o pelo ainda não cresceu todo, mas isso vai demorar um pouco mesmo. Mas está tudo sobre controle! E como Nina é castrada, não tem o risco de passar para os filhotes...

Vejam que as patinhas da frente ainda tem falhas de pelo nos dedos...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Tosse canina

Ninoca não está convivendo com os outros 6 vira-latas da minha casa, porque eles estão de quarentena.
Desde a semana passada, começaram a tossir. A primeira foi a Pitchula, a menorzinha de todos. Ela tossia tão alto que acordou a minha mãe. Depois, começou o Peque. Parecia que tínhamos um porquinho em casa... tadinho!

Foram ao veterinário e foi constatado que é uma bactéria, que dá essa tosse canina e é altamente transmissível para outros cães. Não tem o que fazer e deve durar mais ou menos uma semana...
Então, nada de levar a Nina pra brincar com eles... e viva a sinfônica canina!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Nova amiga

Nina foi a um churrasco em Itapetininga, na casa de uns amigos - Susana e Samuel. Eles têm uma Golden de 8 meses chamada Tiffany e foi a coisa mais gostosa ver as duas brincando!

Choveu o dia inteiro e as duas brincaram muito na lama, Ninoca voltou imunda pra casa...
Vejam algumas fotos!





Essa foi uma "voadora" que a Tiffany tentou dar na Nina... eu colocaria essa foto na porta da casa -"Cão bravo".... :-)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Origami

Eu adoro origami. Desde criança sou fascinada pela arte de dobrar papel...

Faz muito tempo que não faço nada, mas continuo achando lindo e delicado. E hoje, passeando pela internet encontrei um site (http://kazufujiatuo.ld.infoseek.co.jp/) que tinha várias raças de cachorros feitos de papel... confiram!

Bull Terrier


Daschund

Cocker Spaniel



Scotish Terrier

Husky

Poodle

Golden


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

A responsabilidade de ter um Bull

Este fim de semana aconteceu uma coisa chata lá no Ibirapuera. Vários bulls conhecidos estavam brincando quando chegou outro que nunca havia ido e brigou com o Boizinho.

A briga foi feia, o cão não soltava, o Johnny atacou o bull que mordia o Boi, foi um caos. (Nós não estávamos lá, mas soubemos de todos os relatos.)

A história terminou com os dois cães no veterinário, alguns pontos, antibióticos, antiinflamatórios e cachorros manhosos e donos assustados.


Mas isso levanta uma discussão importante, que é sobre a responsabilidade que é ter um bull terrier. Como disse o Marco - dono do Butcher - o potencial de dano de um bull é muito grande. Eles são dóceis e sociáveis, como já disse aqui no blog, são ótimos com crianças e tudo mais... mas tem que ficar de olho e conhecer MUITO o seu cachorro, seu temperamento.


Nós conhecemos a Nina e posso afirmar que confio nela e nas reações que ela pode ter 100%. Mas mesmo assim, nunca descuidamos, porque até mesmo brincando ela pode machucar - bull é bull.


Com machos, a coisa pode ficar mais complicada. Machos tendem a ser dominadores e territoriais e aí é quase imprevisível a reação que podem ter... Então, o cuidado tem que ser redobrado. Acho que a situação do fim de semana foi um acidente - o bull era novo, não conhecia os outros, os donos ficaram com vontade de soltá-lo (impossível não querer ver seu cão brincando com a mesma alegria de todos os outros que estão soltos) e a coisa toda acabou saindo do controle.


Acredito que isso não deva ser motivo para deixar de fazer encontros ou para ter medo da raça. O mais comum no parque é ver alguma briguinha de cães dos mais variados. Normalmente são cães menores e mais fáceis de controlar, mas é normal.

Temos sim muitos bulls socializados, mansos e dóceis e vejo que a raça tem que ser cada vez mais conhecida por isso. Vejam no link a estabilidade de temperamento de diversas raças. O bull tem 92,1% de aprovação... mais do que a maioria das raças que vemos por aí.




Fica registrada a necessidade do cuidado redobrado com bulls. São cachorros e nunca se sabe quando podem ter um surto de instinto animal. É de total responsabilidade dos donos entender, conhecer e cuidar do seu cão - e do seu comportamento junto a outros cães ou pessoas.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Brincadeiras no parque

Este sábado fomos ao parque mais uma vez. Não tinha tantos bulls como no fds passado, mas tinha amigos novos. Além do Boizinho, estavam lá a Teca, uma bull tigrada linda de 8 meses e a Brigitte, uma bullzinha mini de 5 meses, a coisa mais fofinha do mundo... Brigitte chegou toda cheirosinha, de coleira de strass, uma verdadeira princesa.
Nas fotos vcs podem ver a farra da "princesa" com o Boi e constatar que ela se revelou uma "Fiona"... hahaha... nada mais "bullesco"!!!

Ninoca se matou de brincar com um golden e um filhote de Bernese lindos! Passou o resto do fim de semana cansadona...

Boi e Brigitte... e a poça de lama!

Ela era branquinha, acreditem em mim!

Descansando... na lama!


Nina e Meg - uma bulldoguinha fofa - brincando!



Teca! Reparem na fixação do Pug que se apaixonou por ela...

Um vídeo do Boi e da Brigitte brincando... fofos! E no outro, a loucura da Nina com o Bernese e o Golden (droga, não lembro o nome deles...)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A irmã!!

Há algumas semanas descobrimos a irmã da Nina... ou melhor, eles nos descobriram!

A irmã da Ninoca chama Pandhora e no fim de semana elas se encontraram no Ibira... foi muito legal... elas são realmente muito parecidas - Pandhora é mais vermelha, a cor é diferente, mas tem a mesma cara! O formato do focinho é bem parecido, muito legal.

Pandhora chegou ao parque um pouco tímida, orelhinhas pra trás e fazendo festa pra todo mundo... o rabinho dela estava ligado no 220!!
Elas se divertiram muito com todos os outros bulls e daqui pra frente vamos marcar sempre!



Reparem que o rabo dela não parou de balançar nem pra beber água...

Muito parecidas, né? Reparem no olhar...


Era tanta alegria que a Pandhorinha não se conteve e soltou uma gargalhada!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Hoje é aniversário de 1 ano e 2 meses da Nina! Iahu!

Mas não vou falar dela. Vou falar de uma vizinha nossa.

Desde que mudei pro conjunto de prédios lá na Vila Madalena eu sempre vejo passando ao longe uma bullzinha branca linda demais, chamada Rosa.

Como bulls chamam atenção, todo mundo conhece ela, não pelo nome, mas como "a cachorrinha branca da garrafinha", porque a Rosa está sempre com uma garrafinha de plástico na boca, e com um lencinho azul.

Como a Nina ia passar o dia sozinha em casa hoje, saí de manhã pra fazer ela correr bastante para queimar energia. Estávamos no parque e aí quem entrou no parque toda interessada? Ela mesma, a cachorrinha branca da garrafinha!

A dona da Rosa ficou fazendo festa pra Nina e me contou que a cachorrinha não leva as garrafinhas de casa, ela as pega no caminho e, a cada garrafinha nova que encontra na rua, abandona a que está na boca pra pega-la! Um barato!

Acontece que na hora que estava conversando, a Rosa viu outra garrafinha do nosso lado e largou a que estava na boca. Prontamente a Nina pegou a garrafa, curiosa que é, e foi o necessário pra Rosa ficar PUTA, latindo pra cã!!





Óbvio, né! A garrafinha era dela! E a Nina tomou bronca, porque não tem nada que querer pegar as coisas dos outros! Hahah!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Dia de sol no parque! Encontro de Bulls!

Sábado - dia 9 ao meio dia - teve Encontro de Bull Terrier no Parque Ibirapuera! Com o advento da internet e do Orkut, ficou muito mais fácil agitar essas coisas e foi um sucesso!

Estavam presentes: Funny (nova na turma), Butcher, Johnny, Cacau, Bella, Boi, Pandora (ela também é nova na turma e terá em breve um post só pra ela, vcs entenderão porque...), Taj e Nina! Nove bulls fazendo algazarra juntos! (Acho que o Bonner tb foi mais tarde, mas já tinhamos ido embora...)

Foi uma delícia. O dia estava maravilhoso. Ficamos umas 2 horas lá com a Ninoca e ela se matou de tanto brincar! Era corrida atrás da bolinha, do pauzinho, dos outros bulls... Deu tempo de ela cansar, recuperar as energias e cansar de novo!

Tenho tudo documentado... 100 fotos e uns 12 vídeos... hahaha! Aqui vcs verão aos poucos algumas delas!

E saindo de lá fomos almoçar em um restaurante que aceita cães, o Disfrutti, na Faria Lima. E estávamos sentados na mesa quando chegam Andressa, Marco e Butcher!! E mais um round de brincadeiras começou! O Butcher já estava cansadão, mas a Ninoca não parava de dar mordidinhas no pescoço dele! No fim, saíram de lá ainda mais cansados e nós com vergonha porque eles destruíram a planta do muro....


Vamos ter que esperar um pouco pra voltar lá... :-)



Essa é a Funny... olha que coisa mais fofa de menina! Tava lá, toda calminha, mas quando chegou um menininho (acho que era sobrinho do dono, ou algo assim), ela ficou doida! Muito linda!


Vejam o estilo do Johnny... rock na veia... bandana do Metálica e parece até que pintou o olho...
Ele tá lindo! E enoooorme!!

Bella, Butcher e Nina vidrados na bolinha...


Johnny, é do outro lado!!! Os outros, todos obedientes! Depois falam que não dá pra adestrar bull...


Boizinho cansado, já...


Mais uma foto de todos fascinados... mas aqui era por petiscos mesmo!!! :-)

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Aumentando os domínios

No fim do ano começamos a fazer alguns "experimentos" com a Nina e o espaço do apartamento.

Até então, ela ficava trancada na cozinha + área de serviço - um espaço relativamente pequeno, deve ter uns 10m2.

Como ela fica sozinha por bastante tempo (3 dias por semana o dia todo), o coração fica um pouco apertado por deixá-la num espaço pequeno. Foi aí que começamos a tentar algumas coisas.

Durante a noite, deixamos que ela fique solta pela casa. Foi tranquila essa mudança, ela não fez muita sujeira nem bagunça, aprendeu a dormir na caminha dela na porta do quarto ou no sofá da sala.

Nos dias em que a faixineira vai a tarde, deixamos a Nina solta durante a manhã. Isso já fez uma baita diferença. Ela fica mais tranquila.

Como no fim do ano ela passou muito tempo com a gente, achamos que valia a pena tentar deixá-la solta no ap sozinha, durante o dia mesmo.

E até agora temos tido bons resultados. Só não conseguimos impedir que ela suba na cama e fique deitada lá comendo seu ossinho... e de vez em quando ela acaba fazendo xixi e cocô no quarto (dá uma raiva...)

Claro que ela apronta algumas outras coisinhas, mas nada muito grave, vejam só:

- comeu a correspondência que jogaram por baixo da porta (os papéis estavam no chão... apetitosos demais...)
- mordeu uma lateral do sofá (já estava um pouco rasgada, ela só contribuiu um pouco mais com a remoção da espuma)
- comeu um cinto que estava em cima de uma cadeira (lugar de cinto não é na cadeira...)
- comeu um carregador de celular que também estava dando sopa
- aumentou um buraquinho que existia no edredom (que ela mesma já tinha feito) e puxou o algodão pra fora

Mas por enquanto, nada tão absurdo e não esperado de uma filhotona!

Outra coisa importante: arranjamos um rádio pra ela! O rádio fica ligado o dia inteiro na rádio Eldorado FM. Pensamos em deixar em alguma estação de música clássica (que é comprovado cientificamente que acalma), mas achamos que seria melhor ela ouvir pessoas também...

Ela está adorando e aprimorando seu conhecimento musical! :-)

E como resultado, temos uma Ninoca muito menos ansiosa, nervosa e mais alegre e feliz!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O carnaval da Nina

Neste feriado fomos viajar e a Ninoca ficou na minha casa, com os outros 6 vira latas. Já são velhos conhecidos, mas nem sempre muito amigos.
Eles são 6:
- Lassie: a matriarca, tem uns 17 anos, é surda, cega e doidinha, mas tá lá firme e forte, andando o dia inteiro sem parar. Costuma cair na piscina a cada duas semanas mais ou menos. Exímia nadadora, só precisa de ajuda para sair da piscina (o que causa momentos tensos, pois se um dia não tiver ninguém por perto, ela se afogará...). Não está nem aí pra Nina (assim como pra qualquer coisa, ela vive no seu mundinho), mas de vez em quando leva uns empurrões da bullzinha bruta.
- Mina e Pitchula: filhas da Lassie, tem 12 anos e nasceram no auge dos Mamonas Assassinas. Uma é o oposto da outra. Uma pequeneníssima e marrom, a outra gordinha e grande e preta. Mina é amiga da Nina, Pitchula tem medo, já que ela pesa umas 5 vezes mais que ela.
- Peque: foi achado na rua de casa. É pequeno e muito medroso, mas não perde a oportunidade de mostrar os dentes - ou melhor, as gengivas - para a Ninoca. A veterinária disse que provavelmente sua mãe não se alimentou bem enquanto estava prenha e isso fez com que o Peque tivesse os dentes fracos e os perdesse antes da hora.
- Kiki e Fran (Maria Cristina e Francisca Maria): estas são as mais novinhas. Tem 2 anos, são irmãs e filhas da Elvira - uma vira latona linda que fica no depósito do meu pai. As duas seriam ótimas pra brincar com a Ninoca, mas infelizmente, tem medo, ciúme enoooorme e rosnam, latem e mordem a bull.

Foi nessas companhias que Nina passou o feriado. E surpreendentemente, foi SUPER tranquilo. Conviveram 3 dias e foi tudo bem... as duas acabaram se acostumando com a presença da Nina e nem rosnavam mais.

Ninoca voltou pra casa só com um arranhão no focinho (por ter tentado tirar um pedaço de pão da boca da Fran - ninguém é obrigado a suportar tudo, né?) e uma dor de barriga, por ter comido um pedaço daquelas iscas para matar barata. Ainda bem que bull é forte e tem estômago de avestruz....

:-)

A trufa

Mais uma dúvida de um leitor do blog...

O padrão da raça exige que os cães tenham a trufa (ponta do nariz) inteira preta?

Sim. O padrão diz exatamente isso sobre a trufa:

"Trufa: deve ser preta, bem inclinada para baixo na ponta. Narinas bem desenvolvidas."

Mas o que acontece é que realmente temos muitos bulls com a trufa manchada de branco. Isso acontece pela genética mesmo, cães brancos tem mais tendência a ter a trufa branca, porque tem menos pigmentação. O que acontece hoje nos campeonatos e exposições é que os cães são aceitos, mas tem algum desconto na nota final.


Se alguém tiver alguma informação mais "científica" sobre o porque das trufas manchadas, por favor deixe um comentário!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mais uma com crianças

Agora sim, finalmente fotos com as minhas sobrinhas!!


No fim de semana passado fomos à praia. As pequenas foram também e se divertiram um montão com a Ninoca! Ficaram todas tão cansadas de brincar que depois ficaram no sofá curtindo um carinho e uma preguiça... FOFAS!!!


(Reparem na barrigona rosa, parece uma leitoazinha... hahahaha)




 
BlogBlogs.Com.Br