terça-feira, 1 de abril de 2008

A LEI.



Então.

Um dos temas mais polêmicos sobre Bull Terrier é a tal da focinheira. Sempre somos abordados por guardinhas no parque ou velhinhas nas praças e ruas da vida falando que pit bull tem que usar focinheira. Quando dizemos que Bull Terrier não é pit bull (vamos lançar um movimento, hahaha) elas acham que é mentira e soltam um "mas cachorro perigoso tem que andar de focinheira. Tá na lei".

Bom. Eu procurei a lei no Google e o que achei foi essa lei estadual 11.531/03 de São Paulo, regulamentada pelo Decreto nº 48.533, de 9 de março de 2004. O resumo do que que diz lá é o seguinte:

"A condução em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público exige a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira, para os cães das seguintes raças:

I - "mastim napolitano" (não é bull terrier);

II - "pit bull" (também não);

III - "rottweiller" (não);

IV - "american stafforshire terrier" (definitivamente, não);

V - raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas nos incisos anteriores (hmmm...)."

Raças derivadas ou variações das raças indicadas... significa que tem que ser uma linhagem das raças que foram descritas. Aqui a Internet me deixou na mão, porque não achei nenhum documento conclusivo sobre a origem da raça Bull Terrier. Sempre li que o cruzamento de bulldogs com white terriers deram origem aos bull and terriers que deram origem aos Bull Terrier (e aos Pit Bull, entre outros). O que faria deles primos, mas não derivados um do outro, certo?

No Wikipedia (que não é uma fonte 100% confiável), as raças american staffordshire terrier, pit bull e Bull Terrier são classificadas exatamente assim, como "primos" (como descendentes de uma mesma origem), e não como descendentes uns dos outros.

Desta maneira, não temos problema, certo? 

Os Bull Terrier não se enquadram na lista de cães que no estado de São Paulo são considerados perigosos e não precisam usar equipamento especial obrigatório, salvo exceções em que o temperamento do cão exige o devido uso.


Queria saber o que as pessoas, donos de bull ou qquer outra raça, ou não, acham dessa história. As informações acima são conclusivas? Como podemos fortalecer esses argumentos?

18 comentários:

Unknown disse...

Taí um assunto que me aborrece bastante! Tenho dois bulls que são mais dóceis que qualquer outro cachorro que já conheci. Irritam de tão dóceis que são. E mesmo assim, constantemente sou vítima de PRECONCEITO nas ruas, ouvindo todo tipo de absurdo.
O que acho é que o barulho sobre a obrigação do uso de focinheira foi feito de forma irresponsável e muito pouco esclarecedora, e agora resta a nós, donos de cães como os bulls, a lidar com a ignorância gerada em torno do assunto.
Já pesquisei bastante sobre o tema e acho que a informação disponível é essa mesmo que foi postada!
Temos agora que encontrar uma forma de "espalhá-la" por aí, promovendo uma campanha para explicar que BULL TERRIER NÃO É PIT BULL, não é cruzamento de pit bull, não é pai de pit bull nem filho de pit bull. E aproveito para registrar que nem tenho nada contra os tais pit bulls e acredito que cães monstros são frutos de donos monstros e de cruzamentos irresponsáveis.

Turma do Camping disse...

É engraçado e curioso, moro na periferia de São Paulo e por diversas vezes a molecada me pergunta no portão "É PIT BULL???", respondo: não é Bull Terrier e eles "ahhhh", outras vezes "MOÇO ESSE CACHORRO É DE LABORATÓRIO NÉ, EU SEI, O AMIGO DO TIO MEU DISSE QUE É!!!"
Crianças...

Mas tamanha falta de informação leva as pessoas a acreditarem que um cahorro tão estranho que começou a ser ensaiado em 1820 (diga-se ensaiado pelos diversos comentários sobre cachorro de laboratório) caia na recusa das pessoas, no medo de ser um Pit Bull, de todos os Bull's que conheci até hoje todos eram muito equilibrados quanto a agressividade, já na hora de brincar não tão equilibrados assim, toda vez que alguem me pergunta sobre focinheira eu vou lá e explico que essa raça não está enquadrada na lei, quando me perguntam se é Pit Bull eu também explico que não tem nada a ver com essa ou aquela raça, e quando alguem tem medo faço questão que a pessoa veja o quanto meu Bull é tranquilo e amigavel, é claro que deveriamos fazer mesmo uma campanha para esclarecer de uma vez por todas que BULL TERRIER NÃO É PIT BULL E TAMBÉM NÃO É CACHORRO DE LABORATÓRIO.

Já sobre o Blog, parabéns está muito bacana, também gostaria de saber onde e quando acontecem os encontros de BT.

Um Abraço
Alexandre, Pollyana e Boo

Lila disse...

Oi, Alexandre e Andreia!
Obrigada por comentarem sobre esse tema tão importante! E muito, muito obrigada pelos elogios ao blog, esperamos mesmo criar um espaço legal para troca de informações sobre a raça.
Acho que temos mesmo que pensar em algum modo de divulgar que bull terrier não é pitt bull... nada contra também, a Nina tem vários amigos pitts que são ultra dóceis, mas a confusão traz muitos problemas para a raça.

Sobre os encontros: Normalmente são no Parque Ibirapuera, no "Cachorródromo" - espaço gramado enorme perto da praça do porquinho, onde os cachorros podem ser soltos.
Existe uma "turma" de "amigos bulls" que sempre vão lá e normalmente agitamos os encontros via Orkut (tem uma comunidade sobre isso) e eu sempre tento avisar por aqui tb...
Quando marcarmos o próximo eu avisarei aqui e se quiser, te aviso por e-mail...
:-)

Obrigada, pessoal!

Beijos

Lila

Roger disse...

Preciso da ajuda de quem intenda bastante sobre a raça american staffordshire terrier porqque tenho algumas duvidas em relaçao ao meu cão. Aguardo respostas

Anônimo disse...

Eu tbm agradeço ao blogg ... Meu bully. Ta prestes a viir pra o pais ! E tudo esto ajuda muyto.... No meu pais. E acho q no mundo tudo a confuçao e a mesma ... Mas e ignorança mesmo das persoas ... Medo dos pais olhar esas belhezas exoticas brincando num parke junto com os filios ... Kkkk. A verdade e soo uma. Bull terriers. Sao perros potencialmente Carinhosos

Privado disse...

Lei determina uso de guia e focinheira
A lei estadual n 12.353, de autoria do deputado federal Giovani Cherini, sancionada em novembro de 2005, determina que os cachorros ferozes somente podem circular em ruas ou vias internas de condomínios conduzidos por guia curta (de, no máximo, 1,5 metro), enforcador de aço e focinheira. A lei refere-se aos cães das raças American Pit Bull Terrier, Fila, Rottweiler, Dobermann, Bull Terrier, Dog Argentino e demais tipos afins.

Cachorros dessas raças e demais que apresentem comportamentos agressivos devem ter a sua periculosidade avaliada por médico-veterinário, que poderá recomendar o sacrifício do animal caso o laudo confirme impossibilidade de convívio social. Residências que possuem cães de guarda perigosos deverão ser guarnecidas com muros, grades de ferro, cercas, portões de segurança e placas indicativas, fixadas em local visível.

Os animais não poderão permanecer em praças, jardins, parques públicos e na proximidade de escolas públicas e particulares. O proprietário que descumprir a lei sofrerá sanção. Qualquer pessoa que se sentir ameaçada pode requisitar intervenção policial, segundo a legislação.

A Polícia Civil não vai abrir inquérito para apurar a morte da cadela Pit Bull na área interna do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ela foi vítima de um tiro desferido por um segurança terceirizado do local. Estava sem focinheira ou guia.

Privado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Privado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Privado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O Pit Bull é derivado do Bull Terrier e não o contrário. Mas a forma como foi escrita dá margem a dúvidas. Quem tem Bull Terrier sabe q são dóceis. Para evitar o stress de ser abordado por uma velha desgostosa da vida ou um infeliz q acha estar fazendo o bem para a sociedade, ande com uma focinheira de plastico simples mequetrefe, e coloque para os calar e seguirem para suas vidas indelizes sem Bull Terriers.

Patrícia disse...

Assisti hoje uma cena terrível, em que um Bull terrier, atacou um outro cachorrinho, que estava por dentro da grade da casa. Ele conseguiu pegar o cachorro pela cabeça e puxar para a rua e apesar das tentativas do dono, não soltou de jeito nenhum.
O dono, um rapaz de mais ou menos 1,80m foi jogado ao chão pela violência do cachorro , que continuava com a cabeça do outro na boca. Ele não conseguia abrir a boca do cachorro, nem segurando ele no chão, onde estava caído.
Se eu o vir com esse cachorro na rua, sem focinheira, chamarei a polícia imediatamente.

Anônimo disse...

Tu é uma infeliz. vai se tratar

Anônimo disse...

Patrícia vai dar a bunda sua puta

Anônimo disse...

Um bull terrier atacando um cachorrinho...
Tá certo...
Vai mimimizar no fb!
Fake news são mais bem aceitas por lá, sua poser!

Luna Marine disse...

Eu acredito que independe da raça, se o dono tem consciência de que seu cão nao se dá bem com outros animais ou pode colocar em risco uma pessoa, ele pode sim colocar a fucinheira por precaução, isso estando a raça de seu cão na lei ou nao. Pois tenho uma pitbull super manda e um vira lata porte grande que é bem bravo. Entao isso vai do bom senso do dono em proteger nao só o seu animal quanto outros animais e pessoas ao redor.

Luna Marine disse...

Mansa* rs

Unknown disse...

Aqui em Curitiba infelizmente ta na lei que precisa de fucinheira bullterrie !! Eu tenho uma filhote está com 5 meses mais dócil não tem!!

Marcelo disse...

Em caso de condomínio fechado o síndico pode ditar as regras de qual tipo de cão pode usar focinheiras ? Um Bull Terrier que mora em apartamento atacou uma mulher que estava com seu cachorro voltando da rua. O Bull quase matou o cachorro e feriu a mulher. O que deve ser feito ? Obrigado

 
BlogBlogs.Com.Br