Travando a Laricota!
E o tão esperado soninho...
E o tão esperado soninho...
Postado por Lila às 14:13
Taj
Bella
Boi
Postado por Lila às 16:40
Opa! Um rabo! Humm...
Mordendo a bochecha do Roofos!
Postado por Lila às 15:35
Acho que só quem tem bull entende a enorme relação de amor que existe com os bichinhos... muitas vezes pensamos como é difícil pensar em ter outras raças - os bulls são tão legais!!!
Postado por Lila às 14:26
Até no agility ele já foi!!
Postado por Lila às 06:31
Então.
Um dos temas mais polêmicos sobre Bull Terrier é a tal da focinheira. Sempre somos abordados por guardinhas no parque ou velhinhas nas praças e ruas da vida falando que pit bull tem que usar focinheira. Quando dizemos que Bull Terrier não é pit bull (vamos lançar um movimento, hahaha) elas acham que é mentira e soltam um "mas cachorro perigoso tem que andar de focinheira. Tá na lei".
Bom. Eu procurei a lei no Google e o que achei foi essa lei estadual 11.531/03 de São Paulo, regulamentada pelo Decreto nº 48.533, de 9 de março de 2004. O resumo do que que diz lá é o seguinte:
"A condução em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público exige a utilização de coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira, para os cães das seguintes raças:
I - "mastim napolitano" (não é bull terrier);
II - "pit bull" (também não);
III - "rottweiller" (não);
IV - "american stafforshire terrier" (definitivamente, não);
V - raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas nos incisos anteriores (hmmm...)."
Raças derivadas ou variações das raças indicadas... significa que tem que ser uma linhagem das raças que foram descritas. Aqui a Internet me deixou na mão, porque não achei nenhum documento conclusivo sobre a origem da raça Bull Terrier. Sempre li que o cruzamento de bulldogs com white terriers deram origem aos bull and terriers que deram origem aos Bull Terrier (e aos Pit Bull, entre outros). O que faria deles primos, mas não derivados um do outro, certo?
No Wikipedia (que não é uma fonte 100% confiável), as raças american staffordshire terrier, pit bull e Bull Terrier são classificadas exatamente assim, como "primos" (como descendentes de uma mesma origem), e não como descendentes uns dos outros.
Desta maneira, não temos problema, certo?
Os Bull Terrier não se enquadram na lista de cães que no estado de São Paulo são considerados perigosos e não precisam usar equipamento especial obrigatório, salvo exceções em que o temperamento do cão exige o devido uso.
Queria saber o que as pessoas, donos de bull ou qquer outra raça, ou não, acham dessa história. As informações acima são conclusivas? Como podemos fortalecer esses argumentos?
Postado por Rogério às 15:04